Dia 09 de março é comemorado o Dia Internacional do DJ. Sua atividade é hoje fundamental na cultura da noite. Não é demais afirmar que alguns DJs hoje tem a mesma fama que as celebridades, com seu rosto estampado em revistas e cachês altos. Isso para alguns. Na maioria, esses artistas "ralam" muito para sobreviver de sua arte e nem sempre tem o merecido reconhecimento.
A função do DJ é especial, quando pensamos na divulgação da produção musical. Eles estão organizados basicamente em 3 tipos: o DJ móbile (móvel ou free lancer), o DJ de rádio (o de estação de rádios) e o DJ de Clube (o dj "residente", oficial e fixo, de um clube). Por vezes um DJ de clube é também de rádio, e vice-versa. Mas nas 3 funções, sua atividade principal, além de animar a pista, é divulgar novidades, ou seja, acompanhar os lançamentos do mercado e trazer essas novidades à tona. Os DJs de rádios tradicionais são os mais pressionados pelo mercado e nem sempre têm liberdade de divulgar o que gostam. Normalmente se tornam meros técnicos, executores de uma programação musical pré-montada, e que eles não escolhem. A depender do clube, é possível o DJ trabalhar sua seleção musical de acordo com seu gosto.São geralmente os DJs de clubes e DJs free lancers que conseguem se consagrar como artistas, pois o público os identifica pelo "seu" som e sua técnica de mixagem ao vivo.Isso não é pouco.Um DJ comprometido com o mercado menos comercial da música está, no fundo, incentivando a arte de melhor qualidade e os músicos que a produzem.Pois a partir de suas referências que ele vai pesquisar o que de melhor é produzido e trazer essas novidades para a pista.
As pessoas iam aos clubes por causa do DJ (e seu som) e por causa do clube. Aos poucos, os DJs foram inventando formas de prolongar a música, para que o clima na pista não fosse interrompido. As técnicas de mixagem foram aparecendo. Enfim, desde os anos 50 até os dias atuais, essa profissão foi aos poucos encontrando seu espaço e terminou por ganhar um dia de homenagem. É justo, sim. Então: Vivas ao Dia Internacional do DJ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário