O Google lançou dia 30 de março (segunda-feira) um serviço gratuito de músicas na China, dividindo a receita de publicidade com as principais gravadoras (Sony Music, Warner Music, EMI e Universal Music) em um mercado dominado pela pirataria.Lee Kai-Fu, presidente do Google na China, afirmou que uma razão do Google ter ficado para trás no país foi a falta de oferta de download de músicas, a parte que faltava na estratégia em um mercado onde perde para a líder Baidu.com.
"Nós estamos oferecendo downloads gratuitos de artistas chineses e estrangeiros, de alta qualidade e legalizados", disse Lee Kai-Fu, que não pretende expandir o serviço para além da China.
"Essa é a primeira tentativa séria de começar (a faturar) no mercado online da China. Eu não posso superestimar o quão importante é isso", acrescentou Lachie Rutherford, presidente da Warner Music da Ásia-Pacífico e presidente da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês) na Ásia.
A IFPI informou no ano passado que mais de 99 por cento de todos os arquivos de música distribuídos na China são pirateados, e o mercado legítimo de música total do país, de 76 milhões de dólares, responde por menos de 1 por cento das vendas globais.
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