Aretha Franklin, uma das artistas negras mais influentes da história e intérprete de sucessos como "Respect", "I Say A Little Prayer", "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman", "Jump To It", "Freeway Of Love", "A Rose Is Still A Rose", morreu (16 de agosto - quinta-feira) aos 76 anos, após uma longa batalha contra um câncer de pâncreas. De acordo com o agente da cantora, ela estava em sua casa, em Detroit, nos Estados Unidos, ao lada da família e amigos.
Com mais de 60 anos de carreira, ganhou 18 Grammy's, que a tornaram a segunda cantora com maior número de estatuetas. Também fez história como a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock em 1987.
Aretha Franklin, começou a cantar aos dez anos na igreja onde seu pai pregava, e apoiada por ele gravou seu primeiro álbum gospel
"Songs Of Faith", aos 14 anos. Aos 19 anos foi contratada pela Columbia Records e começou a trabalhar com o produtor
John Hammond. Seus primeiros nove discos não alcançaram o sucesso esperado pela gravadora, que não renovou seu contrato após seis anos.
Em 1967, foi contratada pela Atlantic Records, onde passou a interpretar outros gêneros musicais. E o sucesso chegou. Em abril de 1967, lançou
"Respect", canção de
Otis Redding, música que lhe rendeu seu primeiro Grammy.
Os anos seguintes, estabeleceram a cantora como um dos ícones da música mundial.
Diagnosticada com câncer em 2010,
Aretha Franklin fazia apresentações esporádicas, sua última apresentação foi em 2017. Ela deixa quatro filhos.
Fontes: Uol; G1.