Brian Kenneth “Babyface” Edmonds, nasceu em 10 de abril de 1958, em Indianapolis, Indiana. Filho de Marvin e Barbara Edmonds. Barbara era gerente de uma fábrica farmacêutica. Babyface é o quinto de seis irmãos. Estudou no North Central High School, em Indianápolis, e como um jovem tímido, começou a escrever canções para expressar suas emoções. Quando estava na oitava série, seu pai morreu de câncer de pulmão. Nesta fase, ele tornou-se determinado a ter uma carreira na música.
Início da carreira
Edmonds tocou com o funk performer Bootsy Collins, que o apelidou de "Babyface" enquanto ele ainda era um adolescente. Ele também tocou no grupo Manchild (que teve em 1977 o sucesso "Especially For You" com o membro da banda, Daryl Simmons), e ele como guitarrista da banda. Como tecladista tocou no grupo The Deele (que também incluía o baterista Antonio "LA" Reid, com quem viria a formar uma bem sucedida parceria compondo e produzindo). Um de seus primeiros grandes créditos como compositor veio quando ele escreveu a música "Slow-Jam" para a banda de R&B Midnight Star em 1983. A música foi dupla platina no álbum No Parking On The Dancing Floor. Babyface permaneceu com The Deele até 1988, quando ele e Reid saíram do grupo.
No final dos anos 80, ele contribuiu para a criação do New Jack Swing, escrevendo e produzindo músicas para os gostos de Bobby Brown, Karyn White, Pebbles, Paula Abdul e o ícone dos anos 80 Sheena Easton.
Em 1989, fundou a LaFace Records junto com Reid. Os dos primeiros artistas da gravadora: Toni Braxton e TLC foram bem sucedidos. O álbum de estréia homônimo de Toni Braxton em 1983 vendeu mais de oito milhões de cópias e lhe rendeu em 1994 o Grammy Award de Melhor Artista Novo. Os dois primeiros álbuns do TLC na LaFace Ooooooohhh ...On The TLC Tip de 1992 e CrazySexyCool de 1994 juntos venderam mais de 15 milhões de cópias. TLC ganhou em 1996 o Grammy Award de Melhor Álbum de R&B.
Babyface ajudou a formar no final da década de 90 o popular grupo de R&B Az Yet.
Ele trabalhou com muitos artistas de sucesso da música contemporânea. "I’m Your Baby Tonight", para Whitney Houston, foi seu primeiro hit no Top 40 nos E.U.. Ele também escreveu e produziu "End Of The Road" e "I'll Make Love To You" para Boyz II Men, os quais estabeleceram registros para a permanência mais longa em primeira posição na Billboard Hot 100 Chart. Ele co-escreveu e co-produziu, desde o backing vocals de “Take A Bow” de Madonna de 1995 que ficou 7 semanas na primeira posição, e compartilhou com Eric Clapton o Grammy vencedor pela música "Change The World" da trilha sonora Phenomenon. Ele também escreveu e produziu o hit “Exhale (Shoop Shoop)" para Whitney Houston, bem como o resto do aclamado álbum Waiting To Exhale trilha sonora em 1995, que gerou hits adicionais para Whitney Houston, Brandy e Mary J . Blige.
Além disso, produziu e escreveu canções para muitos artistas, incluindo Prince, Al Green, Beyoncé, Diana Ross, Michael Jackson, Michael Bolton, Tevin Campbell, Tamia, Janet Jackson, Shola Ama, 3T, Sisqo, Dru Hill, Fall Out Boy, Celine Dion, Katharine McPhee, Mariah Carey, Vanessa L. Williams, En Vogue, Kenny G, Kristinia DeBarge, Lil Wayne, Aretha Franklin, a cantora japonesa Ken Hirai, P!nk, Marc Nelson e Phil Collins, entre outros. Ele recebeu três anos consecutivos do Grammy Awards de Produtor do Ano em 1995-1997.
Em 1994, ele apareceu e tocou em um episódio de Beverly Hills, 90210 intitulado Walsh Goes To Washington (Part 2).
Em meados da década de 90, ele e sua então esposa Tracey Edmonds expandiram os negócios, criaram a Edmonds Entertainment Group para produção de filmes como “Soul Food” (1997), “Josie And The Pussycats” (2001), e também a trilha sonora do filme "The Prince Of Egypt", que incluiu contribuições de diversos artistas, incluindo Mariah Carey e Whitney Houston. Eles são os produtores executivos do atual hit “BET” do reality College Hill. Babyface também trabalhou com David Foster para compor "The Power Of The Dream", a canção oficial das Olimpíadas de 1996.
Babyface produziu “The Declaration” álbum de Ashanti, trabalhou com Lil Wayne no álbum “Tha Carter III”, com Kanye West produziu “Comfortable” e trabalhou com Monica no álbum deste ano “Still Standing”.
Kenneth "Babyface" Edmonds Highway
Em 1999, uma milha (40) trecho de 25 km da Interestadual 65, que funciona através de Indianápolis foi renomeado Kenneth "Babyface" Edmonds Highway.
Vida pessoal
Em outubro de 2005, Babyface e sua mulher, Tracey Edmonds, anunciaram o fim de seu casamento de treze anos. Eles têm dois filhos, Brandon e Dylan Michael. Ele começou a namorar a dançarina Nicole "Nikki" Pantenburg (ex-dançarina e amiga pessoal de Janet Jackson) em 2007. Em setembro de 2008, os dois tiveram uma filha, Nicole Peyton Edmonds.
Um comentário:
Baby face sou fã sem palavras mostro
Postar um comentário