Mark Morrison, nascido em 03 de maio de 1972, em Hannover, Alemanha Ocidental , onde seu pai servia como soldado. Ele cresceu em Leicester, estudou na Escola Secundária Rushey Mead, no norte de Leicester, e passou alguns anos em Miami, Florida na adolescência, antes de retornar para a Inglaterra aos 19 anos.
Mark Morrison gravou profissionalmente em 1995. Seu primeiro single foi "Crazy", lançado na primavera de 1995, o single atingiu o Top 20 no Reino Unido, o single "Let's Get Down", foi lançado no Outono. "Return Of The Mack" foi lançado na primavera de 1996, e foi o primeiro single de um artista masculino negro britânico a alcançar a 1ª posição no UK Singles Chart nos anos 90. Ele também vendeu mais de dois milhões de cópias nos EUA. A reedição de "Crazy" atingiu o Top 10 no verão de 1996, com outros singles "Trippin", "Horny" e "Moan And Groan", também fazendo o Top 10 no UK Singles Chart. Seu primeiro álbum intitulado Return Of The Mack, foi lançado em 1997 pela Warner Bros / Atlantic Records, e chegou a 4ª posição no UK Albums Chart. Como resultado destes trabalhos, ele foi nomeado para quatro Brit Awards, mais não ganhou nenhum, recebeu um Mercury Prize pela nomeação, um MTV Europe Music Awards pela nomeação, e cinco prêmios MOBO pela candidatura, das quais ele ganhou como "Best R&B Act" em 1996.
Em 1997, lançou Only God Can Judge Me, que continha apresentações ao vivo, entrevistas, orações e três músicas completas, incluindo “Who’s The Mack”, que alcançou a 13ª posição no Reino Unido.
Metido em Confusões
Em 1993, Morrison foi multado em £50 por obstruir um policial, e em 1997 foi multado em £750 por comportamento ameaçador. Ele continuou a ser acusado de vários crimes, e em 1997 ele foi condenado por tentar levar uma arma de choque na aeronave viajando de Newcastle para Belfast. Ele foi preso por três meses por este crime no início de 1997, mais ou menos na mesma época em que "Return Of The Mack" começou sua escalada ao pico nos EUA. Em 1998 ele deixou de comparecer no tribunal por acusações de posse de uma arma ofensiva, porque estava indo para Barbados; Ele foi preso em seu retorno ao Reino Unido e ficou em prisão preventiva. Mais tarde ele foi inocentado da acusação de porte de arma ofensiva.
Ele foi condenado por tumulto por sua vez em uma briga em que um homem foi morto, e condenado a serviços comunitários. Depois, foi encarcerado em Wormwood Scrubs por um ano, por pagar um sósia para realizar serviços à comunidade em seu lugar, enquanto ele próprio saiu em turnê. Enquanto estava na prisão, Morrison teria se convertido ao Islã e tentou mudar seu nome para Abdul Rahman. Também em 1998, foi proibido de dirigir por seis meses e multado £1380 após ser pego duas vezes dirigindo sem licença.
Em 2002, foi preso por suspeita de sequestro e roubo de carros. Ele foi libertado sob fiança, mas um policial foi preso por suspeita de suborno por Morrison, em troca de sua libertação. Morrison não compareceu ao tribunal para enfrentar as acusações e foi emitido um mandado para sua prisão.
Em 2004, foi preso e passou uma noite em uma cela da polícia depois de uma briga que começou quando o seu medalhão foi roubado.
Em 2009, foi preso por um assalto em Londres.
Retorno à Música
Morrison apareceu no Brit Awards em 1999, onde apresentou um prêmio e apresentou Josh Klemme e anunciou seu retorno à música. Lançou os singles "Just A Man", "Backstabbers" que foi um hit no Reino Unido, atingindo 48ª posição no UK Singles Chart em agosto de 2004.
Em maio de 2006, lançou uma edição limitada do DVD/CD versão de seu álbum de retorno Innocent Man, no Reino Unido, de forma independente através de sua própria marca Mack Life Records / Mona Records. Em 2010 um novo álbum foi anunciado, I Am What I Am, que será precedido por um single, "B'Day", em 2011.
Discografia
• Return Of The Mack (1997)
• Only God Can Judge Me (1997)
• Innocent Man (2006)
• I Am What I Am (2011)